O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella anunciaram nesta segunda-feira, 23, o início das obras de prolongamento da Linha 2-Verde até Cidade Tiradentes. A primeira fase compreende o trecho entre Vila Prudente e Oratório. O prolongamento da Linha 2-Verde traz para a cidade um novo conceito de metrô, o monotrilho. O trem funcionará com tração elétrica e correrá sobre pneus, circulando numa via elevada entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho. “A linha vai ter 54 trens. Quem mora na Cidade Tiradentes vai poder chegar ao Centro em 50 e poucos minutos. Hoje gasta, no mínimo, duas horas e meia”, afirmou Serra.
As obras do prolongamento da Linha 2-Verde serão divididas em três fases. A primeira, até Oratório, terá 2,4 km e será entregue já em 2010. A segunda, até São Mateus, tem previsão de entrega para 2011 e compreende as estações São Lucas, Vila Tolstói, Vila União, Jd. Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, num total de 10,4 km. A terceira e última, de São Mateus até Cidade Tiradentes, abrange as estações Jd. Colonial, Iguatemi, Jequiriçá, Bento Guelf, Erico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes, com 11 km.
A conclusão de toda a linha está prevista para 2012. Ao todo haverá 17 novas estações nos 23,8 km de extensão. A previsão é que sejam atendidos cerca de 500 mil usuários diariamente entre o trecho Vila Prudente-Cidade Tiradentes. “O intervalo dos veículos vai ser dois minutos, o que mostra a sua capacidade para transportar. Quando digo dois minutos me refiro ao horário de pico, naturalmente. Portanto, é uma obra importante que vai custar a preços atuais R$ 2,8 bilhões de reais. O Estado entra com R$ 1,8 bilhão e a prefeitura com R$ 1,0 bilhão. É a maior participação da prefeitura que já está presente em outras linhas do Metrô”, disse o governador.
O monotrilho reduz a necessidade de desapropriações por inserir-se no eixo das avenidas. Áreas adicionais são requeridas apenas nos acessos às estações. Como a via é totalmente segregada, não há interferência no sistema viário. O projeto é extremamente amigável ao meio ambiente, por utilizar tração elétrica (não emite gases), pneus (baixo nível de ruído) e estruturas delgadas e leves (menos impacto visual).
Essa obra é emblemática para o Governo do Estado. Pela primeira vez, quatro frentes de obra – Linha-5 Lilás (Largo 13-Chácara Klabin), Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz), Linha 2-Verde (Vila Madelena-Vila Prudente) e prolongamento da Linha 2 de Vila Prudente a Cidade Tiradentes estão sendo executadas ao mesmo tempo.
Conheça as principais características do sistema de monotrilho:
– A capacidade mínima de cada trem será de 1.000 passageiros;
– A extensão das plataformas das estações será de aproximadamente 90 metros;
– Todo o trecho, de Vila Prudente até Cidade Tiradentes, será em elevado;
– As portas dos carros terão largura similar às dos atuais trens do Metrô, facilitando a entrada e a saída dos passageiros;
– A velocidade e intervalo entre composições serão similares aos das demais linhas do Metrô, e as vias serão totalmente segregadas;
– O método construtivo empregará peças pré-moldadas, o que reduz o impacto da obra durante a execução;
– Como a viga longitudinal é a própria via, a obra dispensa a construção de tabuleiros e o impacto no meio urbano é pequeno.
Expansão SP
Até 2010, o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano receberá do Governo do Estado R$ 21 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar a extensão de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros, sendo 160 quilômetros na CPTM. Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de sinalização, o que permitirá a redução de intervalos tanto na CPTM quanto no Metrô.