segunda-feira , 22 julho 2024

Subprefeitura combate enchentes e busca apoio

Com o intuito de reduzir os problemas de alagamentos trazidos pelas chuvas do verão, a Subprefeitura Jabaquara iniciou em agosto a Operação de Combate a Enchentes, com obras de canalização e limpeza mecânica de córregos, bem como limpeza e reformas em galerias e bueiros.

Além da limpeza e canalização feitas pela subprefeitura, é importante que a população não jogue lixo nas ruas e córregos, isso evita o entupimento de bueiros e galerias, garantindo assim que a chuva escorra corretamente e não cause transtornos. O lixo no lugar certo também contribui no combate a roedores e doenças.

Obras

As obras começaram com a canalização de 30 metros de um afluente do córrego das Águas Espraiadas, próximo a Rua Afonso XIII. Atualmente o trecho de córrego está sendo aterrado, afastando problemas como roedores e dengue e trazendo segurança para a população que mora e circula no local.

O Córrego das Águas Espraiadas recebeu atenção especial. Equipes com máquinas apropriadas para o serviço foram contratadas e estão trabalhando em cerca de 500 metros do córrego, onde as enchentes são mais freqüentes. Nestes trechos, o leito do rio é aprofundando cerca de 1m, utilizando-se o material retirado para conter as margens e assim diminuir o risco de deslizamentos.

Participação da população:

A participação da população também é fundamental no combate as chuvas, pois é o lixo jogado nas ruas que acaba causando o entupimento de galerias e bueiros, durante as chuvas. O lixo nos córregos, além de atrair ratos e causar doenças, ainda contribui para as enchentes. A conversa com amigos e vizinhos sobre os problemas das chuvas é um fator essencial na mobilização da comunidade por esta causa.

Fonte: Subprefeitura Jabaquara

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube