segunda-feira , 22 abril 2024

Brigadistas controlam incêndio no Jabaquara

Moradores que participam de curso para formação de brigada de incêndio controlam fogo e evitam desastre

Uma casa na rua Alexandre Martins Rodrigues, 509, Jardim Oriental, Jabaquara, pegou fogo por volta das 14h45 da tarde de hoje. Ao saber disto, David Saad, morador da região e aluno do Curso para Formação de Brigadas de Incêndio promovido pela prefeitura tomou as medidas que aprendeu no curso. Conversava com João das Virgens, outro aluno do curso. Aos saber que havia um incêndio, David e João foram correndo junto com José Roberto Alves, que não é brigadista mas colaborou com o episódio.

Chegando no local, A pior parte do incêndio já havia passado, mas ainda havia muito focos na mobília, como cama, fogão e outros móveis. Os brigadistas também depararam com alguns moradores do local que tentavam controlar o fogo com duas mangueiras de jardim, jogando água nos telhados e paredes “foi quando me chamou a atenção fios elétricos queimados, e junto com João, perguntamos aos moradores se a energia havia sido desligada, conforme aprendemos no curso”, conta David. Ao saber que não havia sido feito isso, David gritou para as cerca de 50 pessoas na rua que precisava de um alicate, que um senhor providenciou. Então cortaram o fio de energia que levava a energia para a casa, pegaram as mangueiras e foram combater o fogo nos focos que sobravam, após se apresentar a população como brigadistas. As agentes comunitárias da Prefeitura Arlethe, Norma e Érika, da UBS Santa Catarina também estavam presentes no local.

Os moradores estavam sufocados na porta, tentando combater o incêndio. ‘Então retiramos os móveis que estavam queimados para fora, para que eles não voltassem a pegar fogo, conforme aprendemos no curso”, conta David. Foi quando os bombeiros chegaram e adentraram à residência, assumindo o controle da situação e liberando os brigadistas e moradores. Os bombeiros perguntaram se havia feridos aos brigadistas, que já haviam levantado a informação: felizmente ninguém se feriu. Sabiam mais: “O incêndio teve início com um ferro elétrico. A proprietária da casa saiu logo que o incêndio começou”, concluiu Davi.

Fonte: SubPrefeitura Jabaquara

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube