segunda-feira , 22 julho 2024

Subprefeitura lança Projeto Jabaquara Melhor

A Subprefeitura Jabaquara lança sábado dia 03 de Setembro o projeto JABAQUARA MELHOR, que visa melhorar a qualidade de vida nos bairros da região. Serão lançados quatro programas: o Programa de Vigilância e Controle de Roedores – que visa à redução das condições que facilitam a infestação destes animais – o Programa Limpando Geral – no qual subprefeitura, comunidade e iniciativa privada trabalham em parceria para melhorar as condições de higiene nas favelas do Córrego das Águas Espraiadas – O programa Recicla Rotary, do Rotary Club Jabaquara, que implementa a reciclagem nas empresas da região – e o Curso de Formação de Brigadas de Incêndio, no qual líderes comunitários receberão treinamento, equipamento para combater incêndios dentro das favelas antes que eles se alastrem. O evento terá atividades educativas para crianças e apresentação dos projetos para toda a população com vídeos, palestras e material gráfico. Uma operação Cata-Bagulho também estará acontecendo na região, para permitir que os moradores joguem fora grandes objetos que não lhes sirvam mais.

O Projeto JABAQUARA MELHOR visa melhorar a qualidade de vida nos bairros da região através de parcerias entre governo, comunidade e empresas. Segundo o Subprefeito Walter Iihoshi, esta foi a alternativa encontrada para promover a qualidade de vida do bairro diante da escassez de recursos. No atendimento às demandas, são aplicados princípios definidos pela Agenda 21, de forma que o conjunto de soluções aplicadas forme uma rede integrada de programas que geram a melhoria continuada da qualidade de vida na subprefeitura. “Com as coordenadorias trabalhando de maneira integrada no planejamento das ações rotineiras e emergenciais é possível criar melhorias a curto prazo que abrem caminho para soluções permanentes a longo prazo”, diz Iihoshi.

O Programa de Vigilância e Controle de Roedores, também está sendo implantado em outras quatro subprefeituras em parceria com a Secretaria de Saúde e outras secretarias do governo e visa a redução das condições que facilitam a infestação de roedores. No Jabaquara, será aplicado inicialmente em parte das favelas situadas em parte do córrego Águas Espraiadas e busca envolver e conscientizar a população para que ela participe ativamente do programa, melhorando as condições de limpeza e higiene nas comunidades.

No programa, a equipe de Controle de Zoonoses da Supervisão de Saúde do Jabaquara e Vila Mariana irá levantar o Índice de Infestação Predial das favelas do trecho do rio situado entre as Ruas Alba e Rua Capuavinha. A metodologia escolhida é utilizada em diversos países, como EUA, e será aplicada no país pela primeira vez. Vinte agentes de saúde irão buscar sinais de fezes, roeduras e colher depoimentos da população, para estimar o grau de infestação da região. Após isso, o córrego será limpo pela Subprefeitura e os agentes realizarão inspeções e tratamento químico da área. A ação dos agentes será repetida duas vezes e então novo levantamento do índice de infestação predial será realizado e os resultados serão comparados e avaliados.

O Projeto Limpando Geral envolve um grupo multidisciplinar de servidores da Subprefeitura, bem como comunidade e iniciativa privada. O Projeto abrangerá toda a extensão do Córrego das Águas Espraiadas dentro do Jabaquara e deve ser ampliado para outros córregos da região. Mutirões de limpeza serão realizados em trechos do córrego, com a inauguração de caçambas de coleta de lixo da empresa EcoUrbs. A população participará dos mutirões e será conscientizada sobre a importância da destinação correta de seu lixo.

O Projeto Recicla Rotary é um projeto que visa divulgar e inserir a realidade no cotidiano das empresas e entidades da região. É realizado pelo Rotary Jabaquara e conta com o apoio da Subprefeitura e diversas entidades. A meta é iniciar a coleta com 30 toneladas ao mês e atingir 100 toneladas mensais em um ano.

O Curso de Formação de Brigadas de Incêndio é um trabalho organizado pela Defesa Civil da Subprefeitura do Jabaquara em parceira com a Defesa Civil da subprefeitura de Santo Amaro e da Assessoria técnica de Obras e Serviços (ATOS) da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. O objetivo é formar brigadas com os moradores para que eles próprios possam combater os focos de incêndio enquanto estão no início, para que não se alastrem. Isso também minimiza outro problema, que é a dificuldade de acesso dos bombeiros ao interior das favelas. Os brigadistas receberão o equipamento e treinamento em combate à incêndio e primeiros socorros.

Para marcar o evento e iniciar ações práticas, a Subprefeitura realiza uma Operação Cata-Bagulho na região que circunda as maiores favelas do bairro, em um quadrilátero formado pelas Avenidas George Corbisier, R. Tenente Américo Moretti, Rua Alba e Rua Jurupari.

Fonte: Subprefeitura Jabaquara

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube