O ex-jogador de futebol Pelé apresentou, na tarde desta segunda-feira (9), ao prefeito Gilberto Kassab e ao governador José Serra o videoclipe de uma música composta pelo craque em homenagem à Cidade de São Paulo. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes. O clipe será utilizado pela São Paulo Turismo (SPTuris) para promover a cidade em campanhas pela TV e pelo cinema no Brasil e no exterior.
No vídeo, Pelé canta os povos que formaram a cidade com imagens mostrando diversos pontos famosos de São Paulo, como o Masp, os estádios do Morumbi e Pacaembu e a Ponte Estaiada. “O Pelé é um excelente garoto-propaganda. É um orgulho para a Cidade ter o Pelé como agente promotor da beleza, história e cultura de São Paulo, convidando a todos para nos visitar”, declarou o prefeito Kassab.
A idéia da homenagem partiu do próprio Pelé, que compôs a letra e a música. O craque disse que a mostrou ao amigo e maestro Ruriá Duprat, que o incentivou a gravá-la. Pelé apresentou a música ao prefeito, que apoiou a iniciativa e custeou a produção, no valor de R$ 1,3 milhão, via SPTuris. Pelé abriu mão de qualquer remuneração. “O Pelé fez isso gratuitamente, é um presente para São Paulo”, explicou Kassab.
Pelé disse estar emocionado com a exibição da composição. “O início da minha carreira foi aqui, os melhores momentos da minha vida aconteceram no Pacaembu e no Morumbi. Fico feliz por dar esse presente a São Paulo”, disse Pelé.
Turismo ganha força na cidade
A campanha reforça o bom momento que vive o turismo na Cidade. São Paulo é o 1° destino das Américas e 12º lugar no mundo em número de eventos internacionais, segundo a ICCA (International Congress & Convention Association). A Cidade foi eleita como melhor destino turístico do Brasil pela revista “Viagem e Turismo”, da editora Abril.
“Para nós da Prefeitura, é uma honra e uma grande oportunidade participar desse projeto, que veio a calhar por conta da Copa de 2014”, disse o presidente da SPTuris, Caio Carvalho. São Paulo é uma das cidades-sede da Copa e candidata a sediar a partida de abertura.
São Paulo pretende fechar o ano acima dos 11 milhões de turistas, marca inédita conquistada em 2008. As compras de fim de ano devem atrair milhares de pessoas à capital paulista, que, além do comércio popular, possui uma oferta de 90 shopping centers e mais de 240 mil lojas de todos os tipos.