segunda-feira , 9 setembro 2024

Final nas obras do Autódromo para o GP de F-1

O prefeito Gilberto Kassab inspecionou nesta segunda-feira (15) obras, intervenções e serviços executados no Autódromo Municipal José Carlos Pace, em Interlagos, para prepará-lo para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que será realizado no domingo (21). Kassab também ouviu detalhes de como será a operação do trânsito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para o fim de semana da corrida. O prefeito andou na área dos boxes, onde observou a nova cobertura do paddock. Vistoriou a nova arquibancada de alvenaria com lugares numerados, que substitui as arquibancadas temporárias que consumiam a maior parte dos recursos da Prefeitura destinados ao evento. Para o GP já serão 5.300 novos lugares de alvenaria. Até o final do ano serão entregues 8.390 lugares.

“A Prefeitura entrega hoje uma pista moderna, excelente. Apresentamos no ano passado um projeto de recuperação e hoje constatamos que os trabalhos foram executados a contento”, comentou Kassab. “Após o Grande Prêmio, retomaremos a segunda etapa das obras”, acrescentou o prefeito de São Paulo, que aproveitou para anunciar que irá ao autódromo de trem, acessando a nova estação Interlagos da CPTM, localizada a 600 metros da pista de corrida. A estação será inaugurada nesta quarta-feira (17).

“Nós montamos um plano diretor para o Autódromo de Interlagos, no qual estão previstas melhorias que serão feitas gradativamente, para ter a cada ano um espaço melhor que no ano anterior, tanto para a população como para os pilotos”, explicou o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras, Marcelo Cardinale Branco. “Vamos definir a segunda etapa de obras até janeiro, mas acredito que vamos nos concentrar na melhoria dos boxes, ampliação da arquibancada fixa, e modificações e melhorias na região do paddock”, concluiu o secretário.

O Autódromo de Interlagos está mais moderno e seguro, com estruturas permanentes. Depois de oito anos, a pista foi totalmente recapeada e agora arquibancadas fixas fazem parte da estrutura do equipamento. A atual administração municipal decidiu privilegiar obras e intervenções de caráter definitivo. Com moderna técnica de aplicação de asfalto, foi substituída camada de cerca de cinco centímetros da antiga cobertura, nivelando a pista e acabando com as ondulações. O asfalto retirado será utilizado em melhorias na pista do kartódromo e nas pistas utilizadas para transporte dentro do Autódromo, além da construção de uma pista de cooper e de uma ciclovia. Também foi feito o alargamento em seis metros do trecho próximo à entrada da reta dos boxes, aumentando a segurança dos pilotos.

Além de manter Interlagos atualizado tecnologicamente, as obras garantem a redução de gastos a cada ano e permitem que o espaço seja ainda melhor utilizado durante outros eventos. Gerido pela SPTuris (São Paulo Turismo) desde janeiro de 2006, o Autódromo já reduziu o déficit operacional e a expectativa é de que em pouco tempo seja um espaço lucrativo para a Cidade. Em 2004, as despesas foram de mais de R$ 5 milhões, com arrecadação de apenas R$ 80 mil. Neste ano, as estimativas apontam para despesas no valor de R$ 3,3 milhões e arrecadação de R$ 2,2 milhões.

Além da importância para o automobilismo nacional, a Prefeitura tem outros motivos para investir anualmente no GP Brasil de Fórmula 1. A corrida gera crescimento na arrecadação de ISS, novos postos de trabalho e renda para a Cidade com o turismo. O Autódromo recebe nos três dias do evento cerca de 120 mil pessoas, entre o público da Capital e visitantes, sejam turistas de outras lugares do Brasil ou do exterior. Estima-se que o circo da Fórmula 1 proporcione 14 mil empregos diretos e indiretos na Cidade e renda de R$ 150 milhões.

Recapeamento da pista e redução de despesas com a montagem de arquibancadas tubulares são os principais ganhos que os investimentos da Prefeitura trazem para os esportes de velocidade no Autódromo, agora mais moderno e seguro. Depois dos estudos realizados, a verba repassada pela administração municipal à SPTuris para o 36º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 é 19,6% menor que a do ano passado. Em 2007 foram R$ 20,5 milhões; em 2006, haviam sido R$ 25,5 milhões; em 2005, primeiro ano da atual gestão, R$ 26 milhões; e em 2004, R$ 27,4 milhões.

Essa economia possibilitou investimento adicional para a execução de obras definitivas e de alta tecnologia no local, como o recapeamento total do circuito – exigência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) -, construção de 8.390 novos lugares em arquibancadas fixas, dos quais 5.300 ficam prontos já para o GP, e alargamento da pista na entrada dos boxes. As intervenções foram feitas pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) com verba de R$ 9,5 milhões e garantirão economia anual de pelo menos R$ 1,3 milhão.

Obras definitivas

Recapeamento completo da pista

A grande obra deste ano no Autódromo, que será utilizada pela primeira vez durante o 36º GP Brasil de Fórmula 1, será o recapeamento completo dos 4,3 km que compõem o circuito de Interlagos. Após realizadas a fresagem e micro-fresagem asfáltica (com a retirada de cinco centímetros de asfalto antigo), o circuito recebeu camada de asfalto SMA, material de alta tecnologia largamente utilizado em todo o mundo. Essas medidas vão garantir o fim dos “bumps” (ondulações) e perfeito nivelamento da pista. O material retirado no sistema de fresagem não se transformará em entulho, mas será reutilizado no recapeamento da via perimetral, parte integrante do Parque Interlagos, onde serão implementadas uma ciclovia e uma pista de cooper para uso da população.

Alargamento da pista na entrada da reta dos boxes

A pista de Interlagos ganhou mais seis metros de largura no trecho próximo à entrada da reta dos boxes. Isso garantirá visão mais clara e antecipada da pista e da entrada dos boxes, conferindo conforto e, principalmente, segurança aos pilotos. De acordo com especialistas, é possível que, graças ao melhor tangenciamento na curva, a medida reduza o tempo dos pilotos, mas só será possível se certificar do ganho após os primeiros treinos. Esta adequação geométrica de acesso aos boxes também deve conferir maior competitividade à prova, já que os simuladores, utilizados pelos pilotos para treinos prévios, ainda não possuem esta alteração.

Sinalização horizontal

Além da sinalização de pista implementada conforme determinação da FIA, os pilotos contarão com apoio extra. Depois de recomendações feitas por estudos prévios realizados para o local, as curvas de maior velocidade (entrada do S do Senna e final da reta oposta) ganharão sinalização horizontal, indicando aos pilotos a proximidade da curva. Trata-se de um sistema de cores e faixas de diferentes espessuras, semelhante aos utilizados no circuito de Paul Ricard (sul da França), onde todos os pilotos fazem a maior parte dos treinos.

Construção de arquibancadas fixas

A Prefeitura construirá dois módulos de arquibancadas – a “Pit Stop” e a “N” – com 8.390 novos lugares fixos em Interlagos. Até o GP de Fórmula 1, vários módulos com cerca de 5.300 lugares no total já estarão prontos para uso do público. Todos estes espaços contarão com uso múltiplo. Seu interior e partes inferiores serão destinados para locação. Este projeto reduzirá já num primeiro momento um problema crônico da administração municipal: a necessidade de montagem anual de arquibancadas tubulares para a realização da Fórmula 1 – o que consumia cerca de 50% da verba municipal usada na preparação de Interlagos para a prova. A medida também vai garantir a integração da população com Interlagos, uma área pública.

Reforma integral da torre de cronometragem

Outra obra de vital importância para melhorar a organização do GP Brasil é a reforma completa da torre de cronometragem. Além de pintura, piso e bancadas novas, o prédio contará com moderna isolação térmico-acústica e adequação da rede elétrica e lógica.

Sistema de captação de águas pluviais

A fim de minimizar o filme de água na pista durante períodos de chuva, estão sendo implementados novos sistemas de captação de águas pluviais, evitando assim que a água do entorno invada o circuito.

Construção de novos sanitários nas Arquibancadas Petrobrás e Pit stop

Construção de novos sanitários para atendimento do público, com a infra-estrutura necessária. A área de construção compreende 225 m².

Pintura anti-derrapante no Pit Wall

O Pit Wall é o espaço compreendido entre os boxes e a pista, de onde todas as equipes comandam os pilotos. Neste espaço ficam localizados os equipamentos de ponta, que são imprescindíveis para o bom desempenho dos carros. Nos anos anteriores, este espaço já teve grande melhora estrutural. Para esta edição, foi feita pintura anti-derrapante em todo o piso, garantindo maior segurança.

Ampliação e correção do traçado geométrico da rampa de acesso ao paddock e Mídia Center

Também foram realizadas este ano a reforma e ampliação da rampa do acesso à área do paddock e Mídia Center para atenuar um acentuado declive, e garantir maior conforto e segurança aos usuários.

Outras medidas de manutenção:

– Montagem de arquibancadas provisórias, em estrutura tubular, para complementar os outros 19 mil lugares em arquibancadas fixas;

– Atualização de todos os itens de segurança do Autódromo, segundo padrão FIA de Segurança, incluindo todas as barreiras de pneus que durante o ano sofrem impacto em corridas de outras categorias, e substituição de defensas metálicas;

– Manutenção em todos os portões de entrada, alambrados, muros, cercas e rotas de fuga para segurança do público;

– Reforma geral das partes elétrica e hidro-sanitárias;

– Atualização do sistema de drenagem da pista;

– Sinalização de solo da pista;

– Cobertura do paddock, nos moldes das anteriores;

– Obras nos boxes e nos módulos de apoio, tanto de manutenção preventiva e impermeabilização, quanto de infra-estrutura para o trabalho das equipes e pilotos.

CET fará operação especial para o Grande Prêmio Brasil de F-1

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações do Autódromo, de sexta-feira a domingo (19 a 21), para realização do Grande Prêmio Brasil. Estima-se que 150 mil pessoas circularão nas imediações do Autódromo nestes dias.

A circulação na região do Autódromo, tanto para o público da Fórmula 1 quanto para os moradores, será favorecida com o início da operação da estação Autódromo da CPTM, a abertura da passagem sob a linha férrea junto à nova estação, o prolongamento da rua Miguel Yunes até a avenida Nossa Senhora do Sabará e adequações no cruzamento da avenida das Nações Unidas com a avenida Interlagos.

Durante a operação, a engenharia de campo da CET contará com 2 mil agentes de trânsito e 300 veículos, distribuídos em seis bases operacionais, que utilizarão 2.600 cavaletes, 1.100 cones, 300 cilindros (“conões”) e 300 rolos de fita plástica.

Este ano a operação da CET contará com o monitoramento das condições de trânsito em tempo real (mapa de lentidão), monitoramento móvel com câmera, uma instalada em motocicleta e outra na ponte do Socorro com transmitirão via celular e recepção via internet, além de nove novos Postos Avançados de Campo (PACs). As informações do trânsito serão transmitidas, em tempo real, aos motoristas e pedestres, por meio de seis Painéis de Mensagens Variáveis.

A Superintendência de Sinalização instalará 3 mil metros de tela plástica, 700 placas de regulamentação e advertência e 1.500 m² de sinalização horizontal nas imediações do Autódromo. Na área interna foram colocadas 150 placas de sinalização vertical (indicação dos portões, extintores, Box e serviços), 8 mil m² de sinalização horizontal (Grid de largada, pista de emergência, linhas de bordas e zebradas) e lavadeiras.

A partir desta segunda-feira, o esquema operacional na área de influência do Autódromo será intensificado, prevendo a operação manual de semáforos, canalização de tráfego, orientação dos motoristas e fiscalização. A CET distribuirá 50 mil folhetos ao público com informações de trânsito, que também estão disponíveis no site (http://www.cetsp.com.br), com os detalhes das alterações viárias decorrentes do evento.

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

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