sábado , 2 março 2024

Prédio do Detran irá abrigar Museu de Arte MAC-USP

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou nesta segunda-feira (1º) o prédio do Detran-SP, no Ibirapuera, Zona Sul da Cidade, que será transformado na nova sede do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Acompanhado pelo governador José Serra, Kassab inspecionou as instalações do edifício, que será significativamente remodelado. A reforma começa em 2008 e termina no ano seguinte.

O prédio vem sendo ocupado pelo Detran desde 1959. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer nos anos 50 para abrigar o Palácio da Agricultura (atual Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento). As novas obras também serão projetadas por Niemeyer. O projeto prevê a transformação da área que circunda o futuro museu num amplo parque. Também existem estudos para ligar a área do novo MAC ao Parque do Ibirapuera, onde já estão a Bienal, Museu de Arte Moderna (MAM), Oca e Museu Afro-Brasil. “Isso significa começar a resgatar o projeto original do Parque Municipal do Ibirapuera, que era muito maior. A criação de áreas verdes e a ampliação dos parques municipais continuam prioridades desta gestão”, explicou Kassab.

O Governo do Estado já pediu a Niemeyer estudo para a área a ser ocupada pelo novo MAC. As Secretarias Municipais de Infra-Estrutura Urbana e Obras e do Verde e do Meio Ambiente estudam a ampliação do Parque do Ibirapuera. As obras de adaptação do prédio do Detran custarão cerca de R$ 30 milhões. Os recursos são do Governo do Estado.

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube