terça-feira , 27 fevereiro 2024

Metrô inaugura Estação Chácara Klabin

No dia 9 de maio, o governador Cláudio Lembo, em companhia do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente do Metrô, Luiz Carlos David, entregou ao público a Estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde do Metrô, localizada na Rua Vergueiro, altura do número 3.800.

A nova estação faz parte do novo trecho, com três quilômetros de extensão, entre as estações Ana Rosa e Imigrantes. Esta última foi entregue no dia 30 de março. A previsão é de que com a operação comercial dessas duas novas estações o Metrô passe a receber 40 mil novos usuários no sistema.

Implantada sob o viário da Rua Vergueiro – trecho já liberado ao tráfego – e parte em área desapropriada em frente ao Instituto de Ensino Liceu Pasteur, a Estação Chácara Klabin tem 13.285 m² de área construída. Conta com dois acessos – um de cada lado do viário – uma bilheteria, oito bloqueios, sete escadas fixas, seis escadas-rolantes e três elevadores especiais para pessoas portadoras de deficiência física.

A exemplo de Imigrantes, a Estação Chácara Klabin apresenta várias inovações tecnológicas, como escadas rolantes “inteligentes”, que assumem o modo de economia de energia quando não utilizadas por um certo período de tempo e retomam diante da presença de usuários; bilheterias blindadas; circuito interno de TV de alta definição; validadores de Bilhete Único e piso tátil, para portadores de deficiência visual ou baixa visão, que, junto com os elevadores especiais, permite autonomia na locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

As obras da Estação Chácara Klabin foram iniciadas em 24 de junho de 2004. A obra bruta foi concluída no final do ano passado e, simultaneamente, teve início a fase de acabamento da estação.

As estruturas dessa estação já estão preparadas para receber os trilhos do prolongamento da Linha 5-Lilás, que hoje opera entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro. Futuramente, a extensão dessa linha prevê a sua continuidade após o Largo Treze, seguindo pelas avenidas Adolfo Pinheiro, Santo Amaro e Ibirapuera e pela Rua Pedro de Toledo até a Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul), dirigindo-se em seguida até a Estação Chácara Klabin, onde se integrará com a Linha 2-Verde.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube