De volta às origens e indignados com a situação política do País, os Titãs resolveram botar a boca no trombone. E como não poderia deixar de ser, o protesto veio em forma de música, na letra da canção “Vossa excelência”, uma crítica direta a políticos e instituições que compõem o panorama da crise.
Escrita por Paulo Miklos, Toni Belotto e Charles Gavin, “Vossa excelência” remete àquele Titãs dos anos 80, dono de um poderoso vigor sonoro acompanhado por letras inteligentes e explícitas. Na época, as canções faziam diagnósticos do contexto em que os jovens integrantes da banda estavam inseridos.
Nesse período nasceram grandes canções como “Homem Primata”, “Televisão”, “Polícia” e “Comida”, verdadeiros hinos entoados por toda uma geração. O tempo passou, a banda “amadureceu”, o mercado falou alto e as conseqüências desses fatores se refletiram no som e no conteúdo das letras.
Mas parece que a caótica situação política do País resgatou o rock de protesto dos Titãs.
A canção foi apresentada pela primeira vez ao público num show no Circo Voador, no Rio de Janeiro. E quem estava lá disse que a multidão veio abaixo com a surpresa, tamanha a identificação da platéia com o conteúdo da letra.
Sem meias palavras, a música faz referência aos depoimentos da CPI transmitidos pela televisão, como nesse trecho:
Sorrindo para a câmera / Sem saber que estamos vendo / Chorando que dá pena / Quando sabem que estão em cena / Sorrindo para as câmeras / Sem saber que são filmados / O sol um dia ainda vai nascer quadrado O refrão lembra os tempos rebeldes de “Bichos Escrotos”:
Senhores / Filha da puta / Bandido / Corrupto / Ladrão
“Vossa excelência” fará parte do novo CD e DVD do grupo, que foram gravados ao vivo e serão lançados em breve.
Ouça a música e veja a letra clicando em VEJA SITE.
Fonte: http://www.titas.net/