sábado , 27 julho 2024

Qualidade de vida X Exercícios

Quando nos propomos a melhorar nossa qualidade de vida não devemos imaginar que é só começar uma dieta ou uma atividade física.

O conceito de qualidade de vida inclui detectar nossos pontos fracos e fortes, e desenvolver um projeto de vida. As mudanças nos hábitos alimentares, tendo preocupação em selecionar os alimentos e comer nos horários adequados, deixar de fumar, fazer exercícios freqüentemente, são muito importantes mas devem ser complementados com uma mudança na postura perante a vida. A capacidade de colaboração, a manutenção de uma relação afetiva, a compreensão dos problemas são fatores tão importantes como as mudanças de hábito.

O indivíduo deve conhecer a sua capacidade de enfrentar os desafios pois se houver uma desproporção entre o tamanho dos desafios e seu potencial, poderá surgir o estresse e assim as dificuldades para vencer o desafio. As dificuldades do excesso de trabalho, a desconfiança nas pessoas que o cercam e a falta de reconhecimento por partes dos grupos de que participa são fatores altamente estressantes e não permitem uma boa qualidade de vida. Devemos buscar uma integração entre os fatores orgânicos, os psicológicos (maturidade, auto-estima), os de relacionamento consigo e com os outros e assim almejar a sua qualidade de vida.

Preste atenção na sua forma de viver, trabalho, vida conjugal, amigos, observe se tem alcançado satisfação e assim facilitar a busca da qualidade de vida.

Fonte: Dr. Carlos Alberto Pastore

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube