A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima segunda-feira (31/08) a redução de velocidade máxima para 50 Km/h em 4 vias da capital. As alterações acontecerão na Ponte Engenheiro Ari Torres, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay e Complexo Maria Maluf. Atualmente, a velocidade permitida nesse trajeto é de até 60 km/h.
Um dia depois, na terça-feira (01/09), será implantada a redução de velocidade máxima, para 60 km/h e 50 Km/h, no Eixo Norte-Sul, composto pelas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, Túnel Papa João Paulo II (Anhangabaú), avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, Washington Luís, Interlagos e Professor Papini. Atualmente, a velocidade permitida nesses trajetos é de até 70 km/h.
A Avenida Professor Ascendino Reis e a Avenida Pedro Álvares Cabral, laterais ao Eixo Norte-Sul, também terão a velocidade máxima reduzida para 50 km/h na terça.
As alterações no Eixo Norte-Sul terão um dia a mais para a implantação devido à extensão e a importância dessa ligação para a cidade.
A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida. Serão instaladas faixas e painéis informativos para orientar os motoristas sobre as mudanças e utilizadas 321 placas de sinalização vertical nas 16 vias.
O “Programa de Proteção à Vida” foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o “CET no Seu Bairro”; a implantação de “Áreas 40”; do “Frente Segura” (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.
Alterações no Sistema Viário
Segunda-feira (31/08)
Ponte Engenheiro Ari Torres, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay e Complexo Maria Maluf
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre Marginal Pinheiros e a Rua Nossa Senhora da Saúde (trecho com 11,1 km de extensão).
Terça-feira (01/09)
Eixo Norte-Sul (22,9 km de extensão)
Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes, Avenida Prestes Maia e Túnel Papa João Paulo II (Anhangabaú)
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida 23 de Maio e a Avenida Brás Leme.
Avenida 23 de Maio, Avenida Rubem Berta e Avenida Moreira Guimarães
Regulamentação de velocidade máxima de 60 km/h entre o Túnel Papa João Paulo II (Anhangabaú) e o Viaduto João Julião da Costa Aguiar.
Avenida Washington Luís e Avenida Interlagos
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre o Viaduto João Julião da Costa Aguiar e a Avenida Atlântica.
Avenida Professor Papini
Será mantida a regulamentação de velocidade máxima de 30 km/h, por já existirem dispositivos redutores de velocidade, como lombadas.
As vias laterais ao Eixo Norte-Sul, Avenida Professor Ascendino Reis (entre a Avenida Washington Luís e o Complexo Ayrton Senna) e Avenida Pedro Álvares Cabral (entre a Avenida Ibirapuera e a Avenida Dr. Dante Pazzanese) também terão a velocidade máxima regulamentada em 50 km/h.
A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões.
Fale com a CET – Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.